SOBRE O XIV SAPUERJ
O SAPUERJ - ou Seminário de Alunos da Pós-Graduação em Letras UERJ - é evento anual organizado por alunos do PPG Letras-UERJ, destinado a alunos pós-graduandos apresentarem suas pesquisas. Para incentivar a qualidade da produção acadêmica, nesta edição, alunos da graduação estão convidados a dialogar com os alunos da pós-graduação por meio de comunicação, apresentando seus trabalhos.
O tema escolhido para a 14ª edição tem o intuito de honrar as edições passadas, que destacaram o papel da UERJ como local de resistência, mostrando que manter o trabalho da universidade vivo é, também, resistir.
Leitura: circulação, diálogos e linguagens preza incluir todas as linhas de pesquisa do PPG-Letras, além de trazer um tom de interdisciplinariedade, pois pode abarcar temáticas tradicionalmente próprias da história, da pedagogia, da sociologia, do direito, entre outras disciplinas.
Relembre edições passadas:

Comissão Organizadora
Conheça aqui um pouco dos alunos que estão organizando a XIV edição.
(Clicando nas fotos você tem acesso ao Currículo Lattes de cada um)
Ananda Maria Ferreira Missadilis
Graduada em Letras/Literaturas pela PUC-RJ. Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, membro estudante do GT "Vertentes do insólito ficcional" da ANPOLL. Tem experiência com o ensino de línguas e atua com a prática de tradução e revisão.
Financeiro
Elisa da Silva Santana
Mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada. Pesquisa circulação literária de autores da literatura infantil no Brasil. Formada em Letras e especialista em Literatura Infantil (ambas pela UFRJ), e se especializando em Edição e Gestão Editorial (NESPE). Faz parte dos grupos Mulheres na Formação de Leitores (UFRJ) e EnLIJ(UERJ).
Coordenação

Janaína Monteiro
Mestranda em Literatura Brasileira, formada em Letras: Português/Francês (UERJ). Desenvolve projeto de pesquisa acerca dos percursos urbanos na Literatura Brasileira, com foco na obra de Clarice Lispector.
Organização de mesas
Cecília Athias
Cecília Athias é psicóloga e professora de inglês. Faz doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pesquisa a figura da bruxa no teatro inglês do início da modernidade.
Logística
Fernanda da Silva Ferreira Ramos
Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Desenvolve projeto de pesquisa intitulado "As facetas da poesia do autor Leo Cunha". Atua como tutora de língua portuguesa no pré-vestibular social da Fundação Cecier. Faz parte do grupo de pesquisa EnLIJ (UERJ).
Mídias
Maria Bárbara Branco
Logística
Mestranda em Literatura Brasileira. Desenvolve projeto de pesquisa intitulado "A Ancestralidade pelos Olhos D'água de Conceição Evaristo". Atua como professora.
Paulo Cesar Lopes Junior
Coordenação
Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Membro do corpo editorial da Revista Palimpsesto. Tem interesse nos Estudos Culturais, nos movimentos LGBTQIA+, nas Escritas de Si e nas pegadas teóricas e estéticas da contemporaneidade, tendo como foco central a obra de Édouard Louis (1992).
Cristiane Vieira Cardaretti
Doutoranda em Literaturas de Língua Inglesa. Bolsista CAPES. Desenvolve projeto de pesquisa intitulado: "Vozes-Mulheres, Escritos-Denúncia: O jornalismo literário nas obras de Frances Harper e Ann Petry enquanto narrativas estruturantes do feminismo negro na Afro-América". Atua como gestora educacional e professora.
Coordenação
Igraínne de Brito Marques
Mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada. Pesquisa sobre contos de fadas e apropriação dessas narrativas em novas mídias. Formada em Letras (UERJ) e Jornalismo (UFRJ), atualmente trabalha como revisora, professora, jornalista e escritora. Faz parte do grupo EnLIJ (UERJ).
Mídias
Tatiane Magalhães
Mestranda em Letras, Literatura Brasileira. Membro do grupo de pesquisa "Estudos do Gótico", coordenado pelo professor Flavio Garcia. Supervisora editorial do Dialogarts.
Coordenação
Vívian Pereira
Doutoranda em Estudos de Língua/ Linguística, cuja pesquisa se desenvolve em Análise do Discurso de linha francesa, envolvendo os conceitos foucaultianos de biopolítica e de biopoder - e seus desdobramentos - a partir de enunciados 'postos' e 'implícitos', em tuítes jornalísticos sobre mulheres que marcam o século XXI no Brasil e no Oriente Médio. Atua na área de Letras há vinte anos, incluindo magistério, escrita de livros, tradução, redação e revisão textual.
Mídias